Beato Adilio Da Ronch

September 21, 2017

 

Lá em 1992  mais ou menos, eu já ouvia boatos de que tinha um parente meu que iria ser beatificado. 

Como qualquer família católica isso era quase ser "parente do santo" e os borburinhos aumentavam cada vez mais.

Tive a certeza disso quando minha bisavó contou a historia do irmão dela o famoso Beato Adilio Da Ronch, que era coroinha na igreja em Nonoai - RS.

Contava ela, com pesar nas palavras que o irmão era um jovem ainda, que ajudava no altar da igreja e juntamente com o padre da paroquia faziam o batismo e alfabetização dos índios caingangues, muito próximo do Uruguai aquela região estava em conflitos militares com as fronteiras. 

 

Um belo dia, Adilio e o Padre estavam indo em direção a aldeia quando foram surpreendidos por bandidos que os assassinaram (2 de março de 1924) 

 

Obviamente a história não poderia ser mais triste, ter um irmão assassinado exercendo sua vida a igreja, mas essa história trouxe para nossa vida muita saudosidade pelos nossos assedentes e mais orgulho ainda para o sobrenome Da Ronch, que foi sempre muito presente. 

 

 

Essa historia repercutiu na cidade de onde vieram os meus trisavós Agordo - Belluno - Itália , 

 

inclusive saiu em materiais de jornais recentemente, pelo que entendi o papa na época que eles foram assassinados também era da província de Belluno, o que tornou essa historia ainda mais notória, tanto por aqui como por lá. 

 

  

 

 

Please reload

Please reload

Contact

Follow

  • Branca ícone do YouTube

©2018 by Arrivoaitalia.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now